No primeiro dia em 07/04/2011 foram discutidos os seguintes assuntos;
1 -Sessão de abertura do Conselho
2-Eleições dos cargos no Conselho
3-Composição dos Comitês Permanentes
4-Presença da Ministra da Saúde da Australia – Hon Nicola Roxon
-Guerra contra o tabaco no país
-1ª legislação anti-tabaco e mais avançada do país
-estratégia : maços de cigarros anônimos(sem marca para não privilegiar), fotos de doenças
provocadas pelo tabaco, etc.
-Avanço na condução de doenças transmissíveis na Australia
5-Secretaria Geral do AMM – informes
-Comunicado do dia mundial da saúde, este ano dedicado a resistência antimicrobiana
-Resolução de solicitação da Costa do Marfim, sobre embargos econômicos que afetam a ; importação de medicamentos em caráter de urgência – aprovado
-Resolução de proposição para moção de produtos utilizados em execução de condenados, onde os médicos são contra – solicitação feita por alguns estados americanos sobre o assunto – remetido ao comitê de ética para produzir documento sobre uma política para esse assunto
-Relato do representante do Japão sobre o desastre ocorrido naquele país – relato do representante da Nova Zelândia, também sobre o desastre de menores proporções naquele país.
6-Comitês – informes
-Comitê de Ética Médica
-Eleição para presidente
-Políticas de transplantes – representante do Reino Unido: legislação ética e clínica para determinar morte dos doadores - representante Sul Africano: relata comércio de órgãos do Brasil e da Africa do Sul – Sugestão de eventos para aprofundar os temas
-Propostas de atenção aos pacientes no final da vida – sugestão de planificação dos cuidados multiprofissionais para diminuir a ansiedade do paciente e familiares.
-A AMM reafirma os princípios da atenção dos cuidados paliativos x cuidados no final da vida – o termo “ atenção médica no final da vida” , acabou sendo o nome vencedor.
-Submetido ao Conselho uma série de itens relativas a “atenção médica no final da vida”, que foram aprovadas
08/04/2011 (2º dia)
AGENDA DO COMITE DE PLANOS E FINANÇAS
1-ABERTURA
2-ELEIÇÕES – para presidente do comitê - dois candidatos : Dr. Eidelman e Dr. Ouellet – Eidelman foi eleito (anestesiologista de Israel).
3-FINANÇAS
3.1 – pagamento de cotas (dividido em 4 categorias) – para acesso aos países mais pobres e aqueles que passaram por situação mais difícil. Necessitam de ingressos de países mais estáveis para equilibrar o orçamento. Tomaram a linha básica do ano de 2005 e segundo o nº de médicos registrados, foram tiradas cifras para o valor da cota, levando-se em conta a situação econômica de cada país. Informação por via oral sobre o valor das cotas atual e as atrasadas. A situação geral, por informação do secretário geral, é muito delicada, mormente devido as eleições deste ano.
3.2 – situação financeira – informe contábil sobre 2010, que foi auditado. De 2005 até 2010 houve um aporte médio de E 1.700.000. Atualmente existe em caixa E2.900.000. Foi distribuído um resumo da estrutura financeira da AMM (anexo 1). O Brasil foi dos países Sul Americanos que mais contribuiu com a AMM em 2010, em torno de E70.000.
4-PLANIFICAÇÃO
4.1 – plano estratégico da AMM – informe do grupo de trabalho sobre o formato do plano estratégico para 2011/2015.
4.2 – reuniões da AMM –planificação das futuras reuniões da AMM; sessão do Conselho em Praga/Czech Republic em 2012 ( 26 a 28 de abril - Hotel Praga Mariott- estação do ano é a primavera) e Assembléia Geral em Bangkok/Thailand em 2012 ( 10 a 13 de outubro - Hotel Centauro). Proposta tema científico : 1- Save Doctors – Save Patientes , 2- Megacity- Megahealth? . Vencedora a proposta 2 após votação (megacidade – megasaúde). O representante do Uruguai, deu uma explicação sobre a Assembléia de 12 a 15 de outubro no Hotel Hadisson em Montivideo, sendo um dos temas principais o Tabaco, entre outros temas e convidados especiais.
4.3 – Grupo de trabalho em Medicina de catástrofes e saúde pública – proposta de criação de uma rede mundial de medicina de catástrofes e saúde publica ; programa de formação e voluntários; a representante dos EEUU, usou da palavra para dizer sobre a contribuição que seus país poderá dar a AMM para o assunto; outros membros usaram da palavra para apoiar a idéia e sugerir ações; o secretario geral colocou o exemplo inglês de confecção de uma base de dados para médicos voluntários que custou caríssimo e em nada resultou; o principal é uma ajuda financeira e a entidade pode se associar a grupos que formam esta rede para ajudá-los; a conclusão que se chegou é que no máximo a AMM poderia financiar programas de formação de voluntários nos próprios países para casos de desastres. O grupo de trabalho, representado pelo Dr. José Luiz (Brasil), falou de sua experiência e sugeriu que a AMM lidere esse movimento de organização, formação e sem custos para a entidade. O tesoureiro usou da palavra para dizer que a entidade tem finalidade política e é contra a organização de cursos para a finalidade, pois isto terá um alto custo e não é finalidade da AMM. Foi aprovado que o Grupo de trabalho continue os estudos sobre o tema e que haja a distribuição do relatório feito sobre o tema às associações nacionais, para que o grupo receba mais sugestões.
4.4 – informação oral do grupo de trabalho sobre a preparação de uma Conferencia de atenção primária (se reuniu hoje)
4.5 – informe sobre o grupo de trabalho sobre uma mesa redonda (anexo 2) – aprovado o aprofundamento dos estudos
4.6 – atividades comerciais – não há informe
4.7 – informe oral do grupo de trabalho sobre reuniões da AMM mais ecológicas – nota-se que é muito difícil ações neste sentido, a não ser uma página do site dedicada a temas ecológicas. Aprovado a abolição do papel nas reuniões da AMM .
5- MEMBROS
5.1 – membros associados – informes dos membros associados para 2010
5.2 – nova solicitação de afiliação ; Tanzania, há duvidas quanto a entidade solicitante e não foi aprovada; Trinidade Tabago aprovada a solicitação.
6 – ESTATUTO E REGIMENTO
6.1 – grupo de trabalho sobre os documentos administrativos da AMM; novas emendas propostas dos documentos administrativos da AMM; emenda proposta dos regulamentos da AMM; devolver ao grupo de trabalho para aprofundar os estudos; Foi colocado o direito de voto ao Presidente da associação no comitê executivo, foi negado o direito de voto do Presidente; se houver negligencia grave do Presidente, presidente eleito ou o presidente imediatamente passado, ele deve ser destituído ? ; seria função do comitê ou da assembléia?; será estudado melhor para futura decisão; a evolução de um plano estratégico para a AMM, foi aprovado o tema.
7 – ATIVIDADES EXTERNAS
7.1 – jornal (revista) da AMM – informe de seu diretor – relatos sobre as sete publicações já efetuadas; os artigos são difíceis pela ocupação dos colegas, mas solicita que enviem
7.2 – relações públicas – os médicos não pensam em relações públicas e falam a si mesmos; devem pensar em se comunicar aos colegas e pacientes ao resto do mundo; pede uma reflexão de todos neste sentido.
8 ASSUNTOS NOVOS
8.1 – proposta da sociedade médica da Russia para uma conferencia da AMM em Moscou
8.2 – proposta a associação medica da Georgia, para auspiciar (não financeiramente) um premio anual (Georgia Medea) outorgado a médicos destacados internacionalmente.
As emendas dos regramentos seriam submetidas pelo comitê ao Conselho para serem submetidas a decisão através de procurações ? ; a proposta é recomendar ao conselho que se modifiquem os estatutos e que um suplente não medico assista a assembléia para debates no conselho e com direito a voto, em casos excepcionais, devendo noticiar diante mão ao secretario geral ; após votação ganhou a proposta de enviar-se ao Conselho que não se recomende um suplemente não medico.
Comite de assuntos médicos sociais
Vários assunto foram colocados:
09/04/2011 (3º dia)
Revisão do que se discutiu nos dias anteriores:
Comitê de ética médica
Repasse de todas as propostas apresentadas para decisão; abriu-se espaço para novas propostas.
Resolução para criação de um grupo de trabalho para “ Misure of drugs for execution” – o governo de alguns estados americanos que solicitaram a AMM.
Comitê de finanças – planejamento
Repasse de todas as propostas; Assembléia Geral da AMM de 26 a 28 ou de 19 a 21 de 2012 de abril na República Checa – transferida a decisão para a Presidência – será enviado o correio eletrônico da decisão.
Discussão para estender mandato de grupo de trabalho da Medicina em Catástrofes foi aprovada.
Atenção primária ( incluído o médico de família ) – entregar a organização para os médicos e enfermeiras; defendida a proposta das decisões serem dos médicos, embora existam países que por motivo de economia entregam este mister a outros profissionais não médicos.
Moção para que o Conselho aprove o memorando para o Grupo se ocupe do agrupamento de outras sociedades com a AMM.
A sociedade médica russa se oferece para sediar a Conferencia da AMM em Moscou no ano de 2012, com a conferencia : “Doctor – medicines – patient” ou outra que o Conselho decida ; o tesoureiro colocou que o custo é aproximadamente 1/3 do que foi arrecadado no ano passado (em torno de E150.000), quem irá pagar a conta?; Uma das hipóteses seria a participação da industria farmacêutica, que alguns fazem críticas éticas; proposta que a Secretaria faça os diálogos com os russos para trazer as propostas ao Conselho na reunião do Uruguai; um tema colocado na reunião seria : “Conflitos de interesse com a industria farmacêutica e as entidades ou médicos”, a “ Resistência antimicrobiana” ou ainda “Falsificação de drogas”; aprovado que a Secretaria geral e a associação russa continuem conversando.
Proposta da Associação médica da Georgia para um premio internacional que a mesma fará a médicos destacados. A AMM contribuirá financeiramente e na organização da escolha dos candidatos. Levantado o problema da sobrecarga de trabalho para a secretaria da AMM nesta proposta. Aprovado o premio e a secretaria fará as tratativas para trazer na próxima reunião no Uruguai.
Assuntos médicos-sociais
Foram aprovados os informes que não foram excluídos.
Proposta do trabalho de médicos em prisões, deve seguir diretrizes. Em alguns países o trabalho não são apropriados. Aprovado que o referido trabalho atenda a ética.
Proposta sobre a declaração de Edimburgo foi aprovada.
Proposta de um documento para tratar pacientes violentos, se não houver familiares, o médico tem que garantir a segurança própria e dos demais profissionais. Devolver o documento ao comitê para aclarar a questão (Associação médica de Israel)
Proposta sobre as práticas contemporâneas sejam aprovadas com as alterações propostas; foram aprovadas.
Proposta de ir para Assembléia o parágrafo 3.5.1 – Statement on social determinants – aprovada.
Proposta de documento para recomendação sobre o fórum econômico mundial para os cuidados para a saúde – Global Heath Data Charter – copilação de dados dos pacientes, assegurando seu sigilo – o conflito da divulgação dos dados e do sigilo, além de assegurar o tratamento do paciente no futuro – devem ser assegurados sempre o sigilo e a privacidade. Aprovado
Proposta de documento sobre os produtos derivados do tabaco; proposta de adotar o que foi proposto pelo governo austrauliano sobre o controle do tabaco; proposta de proteção das crianças da exposição ao tabaco de forma passiva, mudando o meio ambiente; proposta de reencaminhar ao grupo de trabalho para melhorar o documento. Aprovado incluir no texto os cuidados com as crianças. A resolução foi aprovada com a inclusão proposta.
Proposta de moção para que o Conselho da AMM, pela resolução de embargos de alimentos que fazem mal a saúde.
Proposta para um plano de trabalho estratégico de defesa dos profissionais médicos através das associações medicas nacionais. Aprovado.
Trabalho da organização mundial da saúde (OMS ou WHO)
Informe oral sobre os assuntos tratados; proposta de organizar um documento final da nossa assembléia visando ser atrativo para a imprensa; a discussão sobre a necessidade ou não de abrir para imprensa e a discussão sobre os assuntos com a sociedade.
Conselheiros:
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
Desiré Carlos Callegari
Dalvélio de Paiva Madruga
José Hiran da Silva Gallo
Roberto Luiz D’Avila
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.