25 de abril de 2013

COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DO CRM DE RONDÔNIA



Esta é uma noite de júbilo para a história do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia: momento em que damos início as comemorações de seus 50 anos de existência.

O evento reveste-se de  uma importância ímpar porque será  lançado um livro que contará sua trajetória além de registrar a história dos primórdios da medicina em nosso meio.

Ao dileto colega e irmão Viriato Moura, que além de médico é escritor, jornalista e artista plástico, coube a árdua missão de editar 50 anos nos trilhos da ética no exíguo tempo de um ano. Recordo-me quando a presidente do Cremero, Maria do Carmo Demasi Wanssa, e eu o procuramos em seu consultório, em abril do ano passado, para  convidá-lo a assumir a realização desse sonho da classe médica de Rondônia: ter sua atuação  registrada para o doravante. Ele, de pronto, aquiesceu a nosso convite. Mesmo sabendo que teria de transpor grandes obstáculos para levá-la a bom termo, face aos poucos registros disponíveis  na literatura sobre o tema.

Como era de se esperar,  Viriato deu conta do recado.  Daqui a pouco, estará em nossas mãos uma obra editada totalmente aqui em Porto Velho, com apresentação de luxo, graças ao fundamental apoio do Conselho Federal de Medicina.

Além do livro, também inauguraremos, hoje, um memorial com certa de 40 fotografias, que também homenageiam aqueles  que fizerem parte de história desse Conselho.

Sendo um dos protagonistas da valorosa trajetória desta casa de ética, encho-me de orgulho e tenho a firme sensação de que não foram em vão as quase duas décadas que me dediquei as causas éticas em nosso país: como conselho e ex-presidente do Cremero,  e como um dos diretores do CFM, tendo a honra de ser o primeiro rondoniense a ocupar tão relevante cargo.

Antes de encerra este discurso, gostaria de agradecer, sensibilizado, as destacadas presenças do eminente colega Roberto Luiz  d’ Ávila, presidente do CFM; dos ilustres colegas da diretoria desse órgão maior da ética médica no Brasil; ao Dr. José Leite Saraiva, presidente da Federação Brasileirade Academias de Medicina, e aos demais presidentes de conselhos de ética médica de vários estados brasileiros. A vinda desses importantes colegas trouxe exponencial brilhantismo  a esta nossa noite de festa.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.