13 de janeiro de 2013

Complementar ou suplementar?


 
Estes são nomes que aparecem em textos médicos com sentidos equivalentes, como:

Medicina complementar ou alternativa é definida como terapias que não fazem parte do tratamento convencional das doenças. /Medicina suplementar e alternativa: uma prática comum entre os pacientes com câncer.

Introdução da comunicação suplementar e/ou alternativa para otimizar a relação profissional – paciente. / Projeto implantado em meados de 2008, visando trabalhar a comunicação complementar e/ou alternativa, com intuito de ampliar ou substituir a fala natural.

Agência Nacional de Saúde Suplementar é o nome oficial dessa instituição (http://www.ans.gov.br/), mas há quem publique como Agência Nacional de Saúde Complementar. Também como variação há quem escreva e publique Agência Nacional de Medicina Suplementar e até Agência Nacional de Medicina Complementar, como se vê nas páginas de busca da internet.

Abonados dicionários trazem significados similares em referência a ambos os termos. Mas, a rigor, não são sinônimos. Para evitar confundimentos, convém conhecer o que segue.

Complementar é sinônimo de completar. Tem sentido de adicionar algo a alguma coisa para deixá-la completa, como registram os dicionários. Ex.: Vitamina C e muita ingestão de líquido são medicações complementares (não, suplementares) nas infecções do trato urinário.

Complemento é o que se adiciona a um todo para completá-lo (A. Sacconi, Não Confunda, 1990, p. 51).

Do latim complementum, o que completa; de cum, com, e plere, encher, conexo com plenus, cheio, pleno (A. Ferreira, Dic. Lat. Port., 1996).

Suplementar é acrescer algo a alguma coisa como reforço ou ampliação, mas sem completá-la. Exs.: verba suplementar, material suplementar, férias suplementares. Ou como se vê na literatura médica:

Os pacientes com DPOC avançada geralmente precisam usar oxigênio suplementar para corrigir o baixo nível de oxigênio no sangue.

O apoio suplementar aos pacientes para promover a adesão ao tratamento deve fazer parte de todos os Programas de Controle da Tuberculose

Suplemento é adição a algo já existente ou feito, que faltava, mas que não o completa, ou seja, haverá sempre mais complementos a aditar (A. Sacconi, ob. cit., idem).

De supplementum, que em latim tinha sentido de reforço às legiões romanas (A. Ferreira, ob. cit.).

De sub, sob, abaixo de, e plere, encher, isto é, que não se completa.

A formação e o uso de termos técnicos científicos frequentemente carecem de análise cuidadosa fundamentada em conhecimentos linguísticos apontados por bons profissionais de letras para que as comunicações científicas sejam feitas com clareza. Os questionamentos sobre os significados dos termos podem trazer dúvidas sobre a seriedade e a compreensão do teor das comunicações, sobretudo as científicas. A língua portuguesa é riquíssima em recursos, é bela, expressiva, e o brilho de seu uso depende do carinho que lhe dedicam seus falantes.

fonte; Simônides Bacelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.